Rádio ONU


Acnur prepara regresso de deslocados no Paquistão

10/07/2009
Primeiro grupo deverá regressar a algumas áreas no vale do Swat nesta segunda-feira; OMS anuncia reforço da sua resposta à crise humanitária no país.

Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Alto Comissariado para Refugiados, Acnur, disse esta sexta-feira que o programa de retorno dos deslocados paquistaneses a algumas áreas nos distritos de Buner e Swat arranca na próxima segunda-feira.

O porta-voz da agência da ONU, Ron Redmond, disse a jornalistas em Genebra que o governo do Paquistão anunciou que os deslocados que vivem em campos vão ter a oportunidade de regressar aos seus locais de origem.

Directrizes

O programa terá quatro fases e será implementado em conformidade com directrizes recentes estabelecidas em conjunto pela ONU, governo e parceiros.

Redmond afirmou que essas directrizes são baseadas nos princípios do regresso seguro, voluntário e digno.

Mais de 2 milhões de pessoas foram deslocadas desde Maio após confrontos entre forças do governo e militantes islâmicos no vale do Swat, noroeste do país.

Cerca de 260 mil destes deslocados vivem em campos. Os restantes procuraram refúgio junto a familiares, em escolas ou casas arrendadas.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, vai também reforçar a sua resposta à crise humanitária no Paquistão, comprando ambulâncias, medicamentos adicionais e construindo mais armazéns.

Ambulâncias

A OMS vai comprar 22 ambulâncias no valor de US$ 850 mil para 11 dos distritos mais afectados. As primeiras sete serão entregues às autoridades sanitárias paquistanesas em Agosto.

A agência das Nações Unidas já fornece medicamentos essenciais a mais de 780 mil pessoas desde Verão do ano passado, quando uma combinação de conflito e cheias começou a deslocar pessoas no noroeste do país.

A OMS está a preparar-se para o início da estação das monções, em finais deste mês, que deverá causar o aumento de surtos de doenças infecciosas como a diarreia e a malária.

http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/print/166735.html