TBD
Ban pede aos não alinhados para rejeitarem extremismo (Português África)
Ban Ki-moon disse que o movimento tem papel importante a desempenhar na promoção de uma maior harmonia global; ministros do grupo estão reunidos em Manila, nas Filipinas.
Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova Iorque.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, apelou a uma rejeição do extremismo numa mensagem enviada esta quarta-feira a uma reunião do Movimento dos Não Alinhados.
Ban disse que o grupo, que reúne mais de 100 países, tem papel importante a desempenhar na promoção de uma maior harmonia a nível global.
Suspeitas
Ele afirmou que é preciso travar os que polarizam, distorcem, humilham ou manipulam para fins eleitorais.
Uma reunião especial de ministros do Movimento dos Não-Alinhados sobre Diálogo Religioso, Paz e Desenvolvimento decorre em Manila, nas Filipinas.
Na mensagem video, Ban Ki-moon sublinha que já é tempo de acabar com suspeitas mútuas e medo. O Secretário-Geral afirmou que, neste contexto, o movimento pode dar uma importante contribuição.
Segundo Ban, a diversidade dos seus membros pode ajudar a criar maior entendimento e a construir a base para um futuro de paz e coexistência.
Preconceitos
Ele apelou também ao apoio da organização à Aliança das Civilizações das Nações Unidas, lançada em 2005 para ajudar a ultrapassar preconceitos entre países, culturas e religiões.
Ban Ki-moon enfatizou que a paz, o desenvolvimento e os direitos humanos dependem do entendimento mútuo e respeito.



