Rádio ONU

Clique Aqui

Links Úteis

Conectar

Serviços

 12 março 2010
Real Imprimir Compartilhar

ONU pede segurança de trabalhadores humanitários no Paquistão

Seis trabalhadores humanitários foram mortos no país esta semana no distrito de Mansehra; coordenador humanitário das Nações Unidas classificou as ações de terríveis.

Trabalho humanitário

Trabalho humanitário

Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas condenaram o assassinato de seis trabalhadores humanitários no noroeste do Paquistão numa série de ataques contra agentes de assistência emergencial no país.

Em entrevista a jornalistas na sede da organização em Nova York na quinta-feira, o coordenador humanitário da ONU, John Holmes, classificou as ações de terríveis.

Proteção

Segundo ele, o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, também condenou os ataques e fez um apelo para que os trabalhadores humanitários, que estão no país para ajudar a população, sejam protegidos.

A organização não governamental 'Visão Mundial' já teria suspendido as atividades no país após os ataques desta semana no distrito de Mansehra.

A ONG trabalhava na área para ajudar sobreviventes do terremoto que atingiu o Paquistão em outubro de 2005, que teria deixado 3 milhões de desabrigados.

Ataques

Dados do Escritório das Nações Unidas para Assistência Humanitária, Ocha, mostram o assassinato de outros cinco trabalhadores da ONG 'Plan International' na mesma área em 2008.

Outros 12 funcionários da ONU foram mortos e 12 ficaram feridos em quatro incidentes separados desde janeiro de 2009, incluindo um ataque suicida ao escritório do Programa Mundial de Alimentos, PMA, em Islamabad.