TBD
Ban pede eleições credíveis e pacíficas no Togo
Num comunicado, Ban Ki-moon apelou a todos os segmentos da sociedade togolesa para absterem-se de tomar quaisquer acções capazes de exacerbar tensões antes, durante e após o acto eleitoral; escrutínio está marcado para 4 de Março.
Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova Iorque.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que as eleições presidenciais agendadas para o Togo, a 4 de Março, oferecem uma oportunidade crucial para o reforço das instituições democráticas, promoção da coesão nacional, estabilidade e desenvolvimento sustentável.
Num comunicado divulgado esta terça-feira pelo seu porta-voz, Ban apela aos líderes políticos para garantirem eleições credíveis e pacíficas que reflectem a vontade do povo togolês.
Segurança
Segundo agências de notícias, o escrutínio estava originalmente marcado para domingo mas foi adidado por quatro dias para permitir ao governo preparar melhor o processo de registo de eleitores e reforçar a segurança.
O presidente Faure Gnassingbe, que assumiu o poder após a morte do pai, Eyadema Gnassingbe, em 2005, é candidato à sua própria sucessão.
Ban Ki-moon pediu a todos os segmentos da sociedade para absterem-se de tomar quaisquer acções capazes de exacerbar tensões antes, durante e após o acto eleitoral.
O Secretário-Geral reiterou ainda o contínuo empenhamento das Nações Unidas em apoiarem o processo de eleições no Togo.



