TBD
Países pobres devem investir mais na eficiência energética, diz Unctad (Português Brasil)
Órgão afirma que impacto da crise é chance para implementação de políticas de crescimento limpo; novo estudo indica que medidas são possíveis com a tecnologia atual, desde que sejam apoiadas por uma estratégia certa e por incentivos apropriados.
Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova York.*
O impacto da crise financeira global, assim como preocupações sobre mudanças climáticas e preços dos alimentos, oferece uma excelente oportunidade aos países em desenvolvimento para implementarem políticas de crescimento limpo.
A afirmação está em novo relatório divulgado nesta segunda-feira, em Genebra, na Suíça, pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad.
Possíveis
O documento indica que tais políticas são possíveis com a tecnologia atual, desde que sejam apoiadas por uma estratégia certa e por incentivos apropriados.
A 'Revisão do Comércio e Meio Ambiente 2009-2010' da agência da ONU ressalta que, ao contrário da sabedoria convencional de que crises econômicas são o momento ideal para cortes orçamentais, o oposto é verdadeiro na atual recessão.
A Unctad indica que a urgência da crise oferece aos governos dos países mais pobres a oportunidade de redirecionarem os seus recursos para um crescimento econômico mais eficaz, mais verde e socialmente mais justo.
O documento enfatiza que essas nações podem alcançar enormes progressos se investirem mais na eficiência energética, melhorarem os métodos de agricultura sustentável e estimularem o uso de energia rural sustentável.
Crescimento Limpo
O estudo afirma, ainda, que a adoção de programas que promovem o crescimento limpo cria mais postos de trabalho.
O órgão das Nações Unidas alerta, no entanto, que isto só irá acontecer se os governos eliminarem barreiras comerciais e políticas que impedem o fluxo de capitais para esses setores promissores.
*Apresentação: Daniela Traldi, da Rádio ONU, em Nova York.



