Rádio ONU

Clique Aqui

Links Úteis

Serviços

 8 fevereiro 2010
Real Imprimir Compartilhar

Unamid saúda libertação de funcionário humanitário (Português África)

Laurent Maurice, um cidadão francês da Cruz Vermelha Internacional, foi raptado por homens armados não identificados em Novembro último, no leste do Chade; ele foi libertado este sábado e transportado de imediato para Cartum para receber assistência médica.

Ibrahim Gambari

Ibrahim Gambari

Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A missão conjunta da ONU e da União Africana em Darfur, Unamid, saudou a libertação de mais um trabalhador humanitário sequestrado na conturbada fronteira entre o Sudão e o Chade.

Laurent Maurice, um cidadão francês da Cruz Vermelha Internacional, foi raptado por homens armados não identificados em Novembro último, no leste do Chade, durante uma missão de avaliação realizada numa localidade situada a 10 kms da fronteira com o Sudão.

Cativeiro

Ele foi libertado este sábado e transportado de imediato para Cartum para receber assistência médica.

Num comunicado em que aplaude a libertação de Maurice, o novo chefe da Unamid, Ibrahim Gambari, relembrou que a missão conheceu uma situação similar o ano passado quando dois dos seus funcionários foram raptados.

Um outro trabalhador da Cruz Vermelha Internacional, sequestrado em Darfur Ocidental em Outubro, permanece em cativeiro. Gambari voltou a pedir a todas as partes para não dificultarem o trabalho humanitário das agências de auxílio.

A Unamid foi estabelecida em finais de 2007 para travar a violência em Darfur, onde se estima que 300 mil pessoas tenham sido mortas e 2,7 milhões deslocadas desde o início de um conflito civil na província em 2003.

Outras notícias

Material de votação

Kits de votação começam a ser distribuídos no Afeganistão

Real
Febre suína na Rússia

FAO alerta para febre suína africana na Rússia

Real

Mais Lidas

Mais Baixadas