Rádio ONU

Clique Aqui

Links Úteis

Conectar

Serviços

 4 fevereiro 2010
Real Imprimir Compartilhar

Redes de pesca ameaçam baleias, golfinhos e toninhas

Relatório do Pnuma mostra que 86% das espécies de baleias dentadas correm o risco de morte em redes, armadilhas, barragens e cercos; golfinho do rio Yang-Tzé é considerado extinto e as toninhas Vaquita, do Golfo da Califórnia, caminham para o mesmo destino, com apenas 150 animais.

Proteção de baleias

Proteção de baleias

Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.

As baleias dentadas estão sob grave ameaça devido às operações de pesca no mundo.

A informação está em relatório publicado nesta quinta-feira pela Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Selvagens, CMS na sigla em inglês, do Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, Pnuma.

Ingestão

Segundo o texto, 86% das espécies de baleias dentadas correm o risco de morte em redes, armadilhas, barragens e cercos. Falta de alimentos e mudanças de dieta forçadas devido à sobrepesca representam ameaça adicional para 13 espécies.

A secretária-executiva da Convenção, Elizabeth Mrema, disse que os governos precisam direcionar esforços para a implementação de planos de ação de combate ao problema.

As baleias dentadas habitam vasta área marítima e algumas espécies vivem em sistemas de grandes rios, como o Amazonas e o Ganges.

A ingestão de resíduos plásticos ou de efeitos da poluição provocados por agentes químicos também estão afetando as baleias.

Golfinhos

O órgão alerta que a conservação desses animais e de algumas espécies de golfinhos pioraram drasticamente desde 2003.

O golfinho do rio Yang-Tzé, na China, é considerado extinto e as toninhas Vaquita, do Golfo da Califórnia, caminham para o mesmo destino, com apenas 150 animais na natureza.