TBD
Hungria recebe Fórum Mundial de Ciência
O evento promovido pela Unesco terá vários encontros temáticos, como o financiamento para pesquisas e opções de carreira para mulheres e jovens pesquisadores; tema principal das discussões este ano é 'Conhecimento e Futuro'.
Daniela Traldi, da Rádio ONU, em Nova York.
Começa nesta quinta-feira em Budapeste, na Hungria, o 4° Fórum Mundial de Ciência. O evento é organizado pela Academia Húngara de Ciências e pelo Conselho Internacional de Ciência, em parceria com a Unesco.
O encontro reúne especialistas, estudiosos e representantes de vários países para promover o diálogo e debater os desafios científicos no mundo.
Conhecimento e Futuro
O tema principal das discussões este ano é 'Conhecimento e Futuro'. De acordo com a Unesco, os painéis terão foco na revisão dos trabalhos implementados desde 1999, quando foi realizada a Conferência Mundial de Ciência, também em Budapeste.
Um dos destaques será uma sessão dedicada à comunicação científica, com a presença de Bruce Alberts e Philip Campbell, editores das revistas especializadas Science e Nature.
O evento, que acontece a cada 2 anos, terá vários encontros temáticos, com ênfase em financiamento para pesquisas em meio à recessão econômica mundial, opções de carreira para mulheres e jovens pesquisadores, o papel dos governos e a diplomacia científica.
Debates
Experts brasileiros e representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil também participam dos debates na Hungria.
O Fórum Mundial de Ciência vai até sábado, 7 de novembro.



