TBD
ONU reforça alerta contra gripe A(H1N1) (Português Brasil)
Sede da organização, em Nova York, reage à declaração de situação de emergência pela Casa Branca e defende medidas simples de prevenção para o combate ao vírus.
Pollyana de Moraes, da Rádio ONU em Nova York.*
As Nações Unidas reforçaram o alerta de prevenção à gripe A (H1N1), após o presidente Barack Obama ter declarado, na sexta-feira, situação de emergência nos Estados Unidos por causa da doença.
De acordo com a Casa Branca, a declaração de Obama deve chamar a atenção das autoridades de saúde para a necessidade de ação rápida e eficaz contra o avanço do vírus.
Recomendações
Como resposta ao anúncio do presidente norte-americano, a sede da ONU, em Nova York, afirma que continua trabalhando para combater a pandemia.
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, a organização pede que funcionários com suspeita da gripe visitem um médico o quanto antes, principalmente mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas.
Para evitar a contaminação, as Nações Unidas recomendam lavar sempre as mãos com sabão ou usar álcool-gel, como explica o médico da ONU, Alexandre Lima.
"O que é necessário é ter uma higiene da melhor maneira possível e ser consciente, mesmo as crianças serem instruídas, espirrou, tossiu e se cobriu com as mãos então vai imediatamente lavar as mãos ou passar solução alcoólica que hoje em dia está muito geral em todo estabelecimento".
Vacinação
A ONU em Nova York pede ainda que seus funcionários se vacinem contra a gripe A(H1N1), assim que a campanha começar. Segundo a organização, quem faz parte dos grupos de risco deve ser o primeiro a recorrer à vacina.
De acordo com a última atualização da Organização Mundial da Saúde, 370 mil casos da gripe A(H1N1) foram registrados e mais de 4,5 mil mortes.
*Apresentação: Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.



