TBD
OMT aponta redução no turismo internacional
Segundo a Organização Mundial do Turismo, a crise financeira gera queda no turismo internacional, principalmente na Europa.
Marco Alfaro, da Rádio ONU em Nova York.
O relatório mensal da Organização Mundial do Turismo, OMT, publicado nesta segunda-feira, em Madri, na Espanha, indica uma redução média de 8% no turismo internacional, entre os meses de janeiro e abril, comparado ao mesmo período do ano passado.
Segundo a OMT, a maior queda aconteceu na Europa, com uma diminuição de 10% no número de turistas, seguida pela Ásia e Américas.
Crise econômica
A América do Sul foi a única região do mundo, além da África, que apresentou um pequeno crescimento de 0,2%.
A vice-secretária-geral da OMT, Sandra Carvão, disse à Rádio ONU, de Madri, que a crise econômica tem sido o principal fator para a redução do turismo internacional, principalmente na Europa.
"Há um balanço bastante grande entre todas as regiões. Mas na Europa a maior parte do turismo tem origem nos mercados europeus. Cerca de 80% vem da própria Europa. Como os principais emissores de turistas, como o Reino Unido, Alemanha e França começaram a enfrentar dificuldades a nível econômico a partir de 2008, a Europa tem sentido maior redução do que em outras regiões. O impacto é de quase 10% no continente mas é ainda mais significativo na Europa central e oriental", explicou.
Gripe A(H1N1)
Segundo Carvão, a influência da gripe A(H1N1) na diminuição do turismo internacional ainda não aparece nos dados da OMT. Ela disse que a doença tornou-se uma epidemia internacional a partir do mês de abril e deverá ser um dos fatores do próximo relatório.
A vice-secretária destacou que apesar da queda do turismo mundial, a África apresentou um crescimento do turismo de 3% e que a tendência é que a redução do turismo internacional fique em torno de 4% até o final do ano.



