Rádio ONU

Clique Aqui

Links Úteis

Serviços

 1 julho 2009
Real Imprimir Compartilhar

Migiro diz que cimeira da UA ocorre num período crítico (Português África)

Vice-Secretária-Geral da ONU afirmou que investimentos no sector agrícola cria empregos, promove o crescimento económico e aumenta a segurança alimentar; cimeira decorre em Sirte, na Líbia, de 1 a 3 de Julho.

Investimentos em agricultura

Investimentos em agricultura

Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova Iorque.


A vice-Secretária-Geral da ONU, Asha-Rose Migiro, disse que o investimento de US$ 1 na agricultura em África tem um impacto duas ou três vezes maior do que o mesmo investimento em outros sectores.

Ela falava na abertura da cimeira anual da União Africana, UA, em Sirte, na Líbia. O tema deste ano é a importância da agricultura no desenvolvimento do continente.

Mudanças Climáticas

Migiro afirmou que o investimento no sector agrícola cria empregos, promove o crescimento económico e aumenta a segurança alimentar.

A vice-Secretária-Geral afirmou também que progressos em direcção ao cumprimento das metas do milénio em África permanecem lentos. Ela indicou que mudanças climáticas, conflitos e o ressurgimento de mudanças anticonstitucionais colocam em risco as vidas de milhões de pessoas no continente.

Asha-Rose Migiro disse que a cimeira ocorre no que descreveu de período crítico, pedindo aos líderes para mobilizarem recursos e acções para proteger os mais pobres e vulneráveis.

Fome Crónica

O papel da agricultura em África foi também tema de uma sessão especial do encontro anual da Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento, Unctad, em Genebra.

O vice-presidente da Aliança para uma Revolução Verde em África, Akinwumi Adesina, disse que contrariamente ao que acontece na Europa, Ásia e nos Estados Unidos, os agricultores africanos não recebem apoios com sementes, fertilizadores, finanças ou na área de estabilização de preços.

Números da ONU indicam que 300 milhões de africanos, cerca de 1/3 da população, sofrem de fome crónica. De exportador de produtos agrícolas, até 1988, África transformou-se agora num continente que impora comida.

Outras notícias

Material de votação

Kits de votação começam a ser distribuídos no Afeganistão

Real
Febre suína na Rússia

FAO alerta para febre suína africana na Rússia

Real

Mais Lidas

Mais Baixadas