Assembleia Geral prioriza migração, Agenda 2030 e reforma da ONU

Ouvir /

Programa para 2018 foi divulgado pelo presidente do órgão, Miroslav Lajcák; em quatro meses, já foram aprovadas 250 resoluções incluindo o orçamento da organização.

O presidente da Assembleia Geral, Miroslav Lajcák. Foto: ONU/Mark Garten

Monica Grayley, da ONU News em Nova Iorque.

Este ano, os países-membros das Nações Unidas deverão priorizar temas como migração, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a reforma da organização.

O plano de trabalho da Assembleia Geral, em 72ª. sessão, entrou pelo quarto mês. E segundo o presidente da Casa, Miroslav Lajcák, alguns avanços já são contabilizados.

Consenso

A Assembleia adotou 250 resoluções incluindo o orçamento da ONU, no fim de dezembro. Foi iniciada ainda uma sessão de diálogos matutinos para integrar os representantes dos países em suas conversações.

O presidente citou ainda o equilíbrio de gênero e priorizou a aprovação de um tratado que será o primeiro Pacto Global para Migração.

As negociações para o documento devem começar em 20 de fevereiro. E de acordo com Lajcák, apesar de algumas divergências, os países deverão se esforçar para chegar ao consenso.

Paz

A adoção está sendo esperada para dezembro, no Marrocos.

Em abril, a Assembleia Geral realizará o Encontro de Alto Nível sobre Consolidação da Paz e Paz Sustentável. A reunião focará na prevenção de conflito, parcerias, financiamento e integração para tornar as operações mais ágeis e eficientes.

Lajcák diz que jovens e mulheres precisam participar do processo de paz sustentável. E lembrou que geralmente os acordos de paz são negociados por homens.

E ao falar da Agenda 2030, de desenvolvimento sustentável, o presidente da Assembleia Geral citou que vai convocar três encontros. O primeiro sobre o acesso à água, em 22 de março.

Juventude

O segundo, em 30 de maio, será dedicado à juventude, um grande debate para saber o que eles pensam sobre educação, empregos, radicalismo e extremismo violentos.

Este evento terá ampla cobertura nas redes sociais. Já a última reunião vai abordar o financiamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e está marcada para 11 de junho.

O presidente da Assembleia Geral da ONU também destacou a importância dos direitos humanos e da reforma da organização. Para ele, é preciso revitalizar o trabalho do órgão.

Ainda nesta sessão, Lajcák anunciou encontros sobre contraterrorismo global, direitos indígenas e o fortalecimento do multilateralismo.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 23 DE JANEIRO DE 2018
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 23 DE JANEIRO DE 2018
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

janeiro 2018
S T Q Q S S D
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031