Áudio: António Guterres (em inglês)

Ouvir /

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, falou a jornalistas em Nova Iorque na sequência do anúncio do presidente dos Estados Unidos reconhecendo Jerusalém como a capital de Israel.

"Desde o meu primeiro dia como secretário-geral das Nações Unidas, tenho-me manifestado de forma clara contra quaisquer medidas unilaterais que podem comprometer as perspetivas de paz para israelenses e palestinos.

Jerusalém é uma questão de estatuto final, que deve ser resolvida através de negociações diretas entre as duas partes na base de resoluções relevantes do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral levando em conta as preocupações legítimas tanto dos lados palestino e israelense.

Eu entendo a profunda ligação que Jerusalém tem nos corações de tantas pessoas. Assim tem sido há séculos e assim sempre será. Neste momento de grande ansiedade, eu quero deixar claro: não há alternativa à solução de dois Estados, não há um plano B.

É apenas colocando em prática a visão de dois Estados, vivendo lado a lado em paz, segurança e reconhecimento mútuo com Jerusalém como capital de Israel e da Palestina, e com todas as questões do estatuto final resolvidas permanentemente através de negociações, que as legítimas aspirações de ambos os povos serão alcançadas.

Por minha parte, como secretário-geral das Nações Unidas, eu farei tudo o que estiver ao meu alcance para apoiar os líderes israelenses e palestinos para retornarem a negociações substanciais e para realizarem esta visão de uma paz duradoura entre os dois povos."

Duração: 1'43''.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031