Síria: OMS pede acesso imediato e irrestrito para salvar vidas em Ghouta

Ouvir /

Segundo Organização Mundial da Saúde, OMS, até 400 mil pessoas continuam sitiadas e sem acesso à assistência vital no leste de Ghouta, zona rural de Damasco.

Uma rua em Douma, leste de Ghouta, na Síria. Foto: Unicef/Amer Al Shami

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

Em meio à piora na situação humanitária e de segurança no leste de Ghouta, área sitiada na Síria, a Organização Mundial da Saúde, OMS, pediu a todos os lados do conflito que interrompam os ataques a civis, facilitem as evacuações por razões médicas e permitam a passagem segura de suprimentos de saúde.

Em nota divulgada neste domingo, a chefe das operações da OMS na Síria, Elizabeth Hoff, afirmou que a situação é de "cortar o coração". Ela afirmou que as vidas de centenas de pessoas, incluindo muitas crianças, estão em risco.

Sem acesso

Segundo a OMS, há relatos de escassez grave de alimentos e de itens médicos no leste de Ghouta, zona rural da capital Damasco, onde até 400 mil pessoas continuam sitiadas e sem acesso à assistência vital.

Entre elas, mais de 240 precisam urgentemente de cuidados medicos avançados, incluindo 29 pacientes "prioritários", a maioria crianças, em situação crítica e que precisam ser retirados imediatamente do local por questões de saúde.

De acordo com a agência da ONU, há planos para evacuações médicas de Ghouta para hospitais em Damasco e outros locais mas, até o momento, não houve aprovação formal para as medidas pelas autoridades nacionais responsáveis.

Além disso, também há relatos de escassez de água e de que os índices de desnutrição, especialmente em crianças, estejam subindo, deixando-as em risco de doenças infecciosas graves.

Notícias Relacionadas:

OMS entrega 5 toneladas de ajuda médica a milhares de pessoas em Raqqa 

“Não há dúvidas” que forças sírias e Isil usaram armas químicas 

Unicef diz que inverno pode ameaçar 1,5 milhão de crianças no Oriente Médio 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE JANEIRO DE 2018
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE JANEIRO DE 2018
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

janeiro 2018
S T Q Q S S D
« dez    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031