Representante da ONU alerta para crise humanitária no leste da Ucrânia

Ouvir /

Coordenador residente e humanitário da ONU no país alertou para recente escalada nos combates próximo a infraestrutura essencial em Donetsk, que pode oferecer perigo a milhões de vidas.

Foto: OIM/ONU/Volodymyr Shuvayev

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

O coordenador residente e humanitário da ONU na Ucrânia alertou nesta quarta-feira que a recente escalada nos combates próximo a infraestrutura essencial em Donetsk, no leste do país, pode oferecer perigo a milhões de vidas.

Neal Walker declarou que com a chegada do inverno, em meio a "temperaturas congelantes", qualquer interrupção a serviços essenciais como água e aquecimento "poderiam ter graves consequências".

Obrigação

Walker lembrou todos os envolvidos de sua obrigação de proteger civis e respeitar sua infraestrutura. Ele ressaltou que "qualquer interrupção intencional no acesso ao abastecimento de água ou a sistemas essenciais de aquecimento é uma clara violação do Direito Internacional Humanitário".

Nos últimos seis dias, a estação de filtragem de Donetsk foi bombardeada por três noites consecutivas. Outra estação, a de Verkhniokalmiuska, foi atingida mais de 12 vezes em uma única noite.

Água e aquecimento

Instalações como essas fornecem água limpa para cerca de 1,1 milhão de pessoas em ambos os lados da chamada "linha de contato", que tem 459 quilômetros dividindo o leste da Ucrânia.

Além disso, essas estações também são essenciais para manter em funcionamento os sistemas de aquecimento.

Ao mesmo tempo, os combates também levaram a preocupações sobre a possível liberação do perigoso gás cloro nas duas estações de filtragem.

O conflito, agora em seu quarto ano, continua tendo um impacto sobre os civis e negando às pessoas mais vulneráveis suas necessidades básicas, incluindo segurança e proteção.

Notícias Relacionadas:

Relatório da ONU expõe violações de direitos humanos graves na Crimeia

Número de mortos e feridos em conflito na Ucrânia cai em agosto

Conflito na Ucrânia entra no quarto ano com 1,6 milhão deslocados 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930