Papa Francisco faz doação de 25 mil euros a famílias no Sudão do Sul

Ouvir /

Quantia entregue à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, foi utilizada para comprar kits e sementes para plantação de legumes; insegurança alimentar tende a piorar nos próximos meses.

Trabalhador do PMA no Sudão do Sul. Foto: PMA

Monica Grayley, da ONU News em Nova Iorque.*

Uma doação de 25 mil euros feita pelo papa Francisco deverá ajudar a aliviar a fome no Sudão do Sul.

Em comunicado, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, que recebeu a quantia, informou que o dinheiro foi utilizado para compra de kits para cultivo de legumes.

30 mil pessoas

Com a doação papal, cerca de 5 mil famílias, ou mais de 30 mil pessoas, em Yei, na província Equatória Central, devem ser beneficiadas.

Além das sementes, serão compradas ferramentas para que os pequenos agricultores possam voltar a semear numa área, que foi arrasada por combates.

Uma das moradoras do local, Suzan Night, lembrou que antes da guerra, a vida em Yei era boa e havia alimentos suficientes. Mas agora, a família dela só tem um pouco para o pequeno almoço e o jantar. O filho dela chora de fome. Night recebeu sementes para plantar cebola e tomate, o que deve vender bem no mercado local.

Acesso

Já o representante da FAO no Sudão do Sul, Serge Tissot, disse que as sementes podem fazer a diferença entre a vida e a morte para muitos.

Com a doação do papa Francisco, os kits terão sete tipos de legumes que podem ajudar o acesso das famílias à alimentação.

Cerca de 145 mil pessoas na Equatória Central estão numa situação de emergência alimentar. Os conflitos no local destruíram rebanhos e plantações.

O pastor da Igreja Episcopal de Yei disse que as pessoas no Sudão do Sul estão sofrendo e clamando pela paz. Ele elogiou a doação do papa e disse que o povo está grato ao pontífice pela contribuição.

*Apresentação: Denise Costa.

Notícias Relacionadas:

ONU alerta que colheitas no Sudão do Sul não porão fim à crise de fome

Sofrimento de crianças em conflito é "fonte de vergonha global"

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 20 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 20 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930