Especialistas dizem que Camarões tem que incluir anglófonos em diálogo

Ouvir /

Grupo de relatores pediu ao governo que adote todas as medidas necessárias para acabar com a violência no sudoeste e noroeste do país africano, onde a minoria que fala inglês estaria sofrendo violações.

Conselho de Direitos Humanos da ONU. Foto: ONU/Elma Okic

Monica Grayley, da ONU News em Nova Iorque.*

Pelo menos 17 pessoas podem ter morrido e dezenas foram feridas e presas durante uma manifestação em regiões de língua inglesa em Camarões desde 1º de outubro.

As tensões estão ocorrendo no sudoeste e noroeste do país africano contra a minoria que fala inglês. Os anglófonos reclamam de discriminação e marginalização especialmente no serviço público, onde o francês é exigido e falado pela maioria.

Toque de recolher

Em comunicado conjunto, um grupo de especialistas em direitos humanos afirmou que o governo camaronês tem que envolver representantes anglófonos num diálogo político que possa levar ao fim do impasse.

Além disso, as autoridades locais devem conter a violência na região, onde as violações de direitos humanos da população de língua inglesa estão acontecendo.

Os peritos instaram o governo a adotar as medidas necessárias e cabíveis de acordo com a Constituição para acabar com a crise.

Os relatores também disseram estar perturbados com notícias de uma série de ações por parte de autoridades nacionais como toque recolher, proibição de reuniões e outras restrições a protestos pacíficos.

Redes sociais

A população anglófona também estaria sendo algo de uso excessivo da força, prisões em massa, torturas e maus tratos.
Um bloqueio à internet e ao acesso a plataformas de redes sociais tem isolado os manifestantes, uma medida que já havia sido condenada.

Os especialistas pediram uma investigação imediata das violações cometidas. Desde dezembro passado, o grupo tem manifestado sua preocupação ao governo de Camarões sobre o assunto.

* Especialistas reportam ao Conselho de Direitos Humanos, eles são independentes e não recebem pagamento pelo trabalho prestado.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031