Dietas pouco saudáveis podem prejudicar segurança alimentar na Ásia-Pacífico

Ouvir /

Avaliação está em relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO; maioria das pessoas desnutridas do mundo vive na região.

Laos: refeições nutritivas estão levando mais crianças a escolas. Foto: Banco Mundial/ Bart Verweij

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, declarou na sexta-feira que é necessária ação urgente para combater a desnutrição e promover o consumo de alimentos mais saudáveis da região da Ásia e do Pacífico.

Segundo a agência, na região vive a maioria das pessoas desnutridas do mundo. Para a chefe da FAO na Ásia e Pacífico, Kundhavi Kadiresan, uma "boa nutrição depende em aumentar a conscientização sobre alimentos e escolhas saudáveis, assim como sistemas eficientes, acessíveis e sustentáveis para distribuir essa comida".

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Kadiresan defende que as medidas são essenciais para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de acabar com a fome na região.

O relatório da FAO, Panorama Regional de Segurança Alimentar e Nutrição 2017, revelou que embora a segurança alimentar tenha melhorado para milhões de pessoas na Ásia e no Pacífico, fome e desnutrição parecem estar crescendo em umas áreas, deixando cerca de 500 milhões de pessoas desnutridas.

Segundo o documento, a situação é especialmente difícil para crianças com menos de cinco anos. Uma em cada quatro sofrem de nanismo, muitas vezes como resultado de uma nutrição ruim.

Ao mesmo tempo, o relatório mostra o crescimento da obesidade, com "aumentos significativos" na incidência de sobrepeso em crianças nos últimos 15 anos, especialmente no Sul da Ásia, de 3% a 7%, e na Oceania, de 5% para cerca de 10%.

Notícias Relacionadas:

FAO e Brasil fecham novo acordo de cooperação para aumentar inclusão social

Preços de alimentos em alta apesar de largas produção e oferta, alerta FAO

FAO quer melhorar segurança de agricultores em plantações de bananas

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 22 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 22 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930