Conferência em Vancouver faz 46 novas promessas para missões de paz

Ouvir /

Encontro Ministerial da Defesa reuniu autoridades, e delegações de 79 países; dentre as manifestações de apoio, estão doações de equipamentos incluindo helicópteros.

Foto: ONU News

Monica Grayley, da ONU News em Nova Iorque.*

Dezenas de novas promessas de equipamento e expertise para as missões de paz da ONU foram anunciadas no encerramento da Conferência Ministerial da Defesa, encerrada na quarta-feira em Vancouver, no Canadá.

Ao todo, participaram do encontro, 79 delegações de países-membros da ONU incluindo ministros da Defesa.

Desafios

O objetivo era aumentar o apoio para as 15 operações de paz. Em muitos casos, as missões passaram a enfrentar desafios mais complexos e perigosos, nos últimos anos.

Alguns dos compromissos foram feitos para a Missão da ONU no Mali, Minusma, considerada a mais letal das operações. Ali, os países devem enviar helicópteros e veículos blindados.

O chefe do Departamento das Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix, elogiou o resultado do encontro.

Segundo ele, a Conferência demonstrou que existe um empenho coletivo para apoiar as missões deixando a ação mais eficiente com o objetivo de proteger os civis e restaurar a paz.

Já o chefe das Operações no Terreno, Atul Khare, agradeceu às 48 delegações pelas promessas e disse que o encontro deve continuar para a proteção de um mundo que envolve ameaças. O Canadá anunciou ainda que 54 países firmaram os "Princípios de Vancouver" sobre prevenção de recrutamento de crianças-soldado.

A Conferência também debateu o aumento do nível de mulheres nas missões e no policiamento das operações.

A promessa de melhorar a presença feminina veio de 26 países que passarão a integrar a perspectiva de gêneros sobre este tema. Bangladesh, Canadá e Reino Unido anunciaram a formação de uma rede para defesa de gênero em operações militares.

*Com informações de Matthew Wells, enviado especial da ONU a Vancouver.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031