Colômbia: suspensão do conflito com ELN teve impacto positivo

Ouvir /

Missão ONU estabeleceu equipes de verificação do cessar-fogo entre o governo colombiano e o Exército de Libertação Nacional, ELN, que estão em operação atualmente.

Criação da Missão de Verificação das Nações Unidas na Colômbia foi aprovada pelo Conselho de Segurança. Foto: ONU/Manuel Elias

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

A Missão de Verificação das Nações Unidas na Colômbia divulgou um comunicado conjunto com a Conferência Episcopal do país destacando o primeiro mês de monitoramento do cessar-fogo entre o governo colombiano e o Exército de Libertação Nacional, ELN.

Nos níveis local e regional, a Missão estabeleceu 33 equipes de verificação que estão em operação atualmente. O assunto foi abordado pelo porta-voz do secretário-geral da ONU em seu informe diário a jornalistas internacionais.

Impacto positivo

Segundo Stephane Dujarric, em diversas regiões na Colômbia, a situação humanitária da população foi impactada de forma positiva pela suspensão do confronto armado.

Em outras, desafios graves permanecem, citando a violência em Tumaco, em outubro, quando muitos camponeses foram mortos, e o assassinato do governador e líder indígena Aulio Isarama Forastero.

A Missão da ONU e a Conferência Episcopal pedem às partes que tomem todas as medidas possíveis para evitar incidentes que coloquem as comunidades em risco e para manter seu compromisso com o trabalho do Mecanismo de Monitoramento e Verificação.

Notícias Relacionadas:

Missão da ONU autorizada a verificar trégua entre governo colombiano e ELN

Colômbia abriga encontro internacional sobre mudança climática

Observadores da ONU concluem processo de remoção de armas das Farc-EP 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 20 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 20 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930