Avião da ONU com representantes da Líbia desautorizado a aterrar em Tobruk

Ouvir /

No aparelho seguiam membros da Câmara de Representantes que iriam analisar alterações ao Acordo Político da Líbia; passageiros foram obrigados a voar da cidade do leste para a capital, Trípoli.

Agências de notícias locais citam autoridades aeroportuárias como tendo dito que medida foi tomada por razões de segurança. Foto: ONU/Isaac Billy

Eleutério Guevane, da ONU News em Nova Iorque.

A Missão das Nações Unidas na Líbia, Unsmil, lamentou esta segunda-feira que tenha sido "negada a permissão de aterragem de um avião da organização com membros da Câmara de Representantes" na cidade portuária de Tobruk.

Uma nota da missão saúda a assembleia, que é uma das duas que funcionam no país, por ter adiado a sessão desta semana na qual iriam participar os integrantes do aparelho.

Trípoli

De acordo com agências de notícias locais, as autoridades aeroportuárias teriam dito que a medida foi tomada por razões de segurança na região situada no leste. O avião foi obrigado a retornar ao Aeroporto de Trípoli.

Segundo os relatos das agências a reunião que estava marcada para esta semana em Tobruk discutiria o desfecho das sessões do comité de redação, formado pela Câmara dos Deputados e do Conselho Superior de Estado. O objetivo é que haja acordo sobre as alterações do Acordo Político da Líbia.

Crise

Este mês, a Unsmil  saudou o facto de cada assembleia ter reconhecido a outra e por ambas terem "concordado que o acordo político é o único quadro disponível para acabar com a crise", iniciada em 2011 com o derrube do governo do ex-líder Muammar Kadafi.

A missão prevê realizar uma Conferência Nacional, a 18 de fevereiro de 2018, para reunir as partes num só lugar, e que além de renovar na narrativa comum devem "concordar com os passos tangíveis necessários para o fim da transição".

Notícias relacionadas:

Guterres: Mediterrâneo enfrenta “desafios graves em múltiplas fontes”

Sofrimento de migrantes na Líbia é “ultraje” à consciência da humanidade

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031