Secretário-geral parabeniza ONG que recebeu Prêmio Nobel da Paz

Ouvir /

António Guterres declarou numa rede social: “Agora mais do que nunca precisamos de mundo sem armas nucleares”; já para representante da ONU para o Desarmamento, prêmio reconhece o trabalho da Ican para chamar a atenção para “consequências humanitárias catastróficas” do uso dessas armas.

Secretário-geral da ONU, Anónio Guterres. Foto: ONU/Mark Garten.

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, deu parabéns à ONG Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares, Ican, na sigla em inglês, por receber o Prêmio Nobel da Paz deste ano.

Em uma rede social, Guterres declarou que "agora mais do que nunca" é preciso um "mundo sem armas nucleares".

"Consequências catastróficas"

Para a alta representante da ONU para o Desarmamento, Izumi Nakamitsu, o prêmio reconhece o trabalho da Ican para chamar a atenção para as "consequências humanitárias catastróficas" de qualquer uso de armas nucleares e suas ações em prol do Tratado de Proibição de Armas Nucleares.

Segundo Nakamitsu, o prêmio também reconhece o papel "vital e indispensável" da sociedade civil no avanço de aspirações comuns como "paz, segurança e um mundo livre de armas nucleares".

Perigo

A representante afirmou ainda que a concessão do prêmio ocorre em um momento de "crescente perigo nuclear", ressaltando que há uma "ansiedade real e cada vez maior" em relação à ameaça colocada pela existência de armas nucleares.

Izumi Nakamitsu declarou que mais de 15 mil armas nucleares permanecem em estoques globais, muitas em "níveis altos de alerta". Ela afirmou que "milhões de pessoas no nordeste da Ásia estão vivendo com medo de atividades e perigosas e desestabilizadoras com mísseis nucleares e balísticos pela Coreia do Norte".

Nakamitsu ressaltou que a realização de um mundo livre de armas nucleares continua sendo uma "prioridade urgente das Nações Unidas".

Notícias Relacionadas:

ONU marca Dia Internacional para Eliminação Total das Armas Nucleares

Coreia do Norte: secretário-geral condena novo lançamento de míssil balístico

Exclusiva: Malala diz que líderes têm de ser responsáveis por seus povos

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031