Em Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, ONU pede solidariedade

Ouvir /

Secretário-geral assinala progressos marcantes alcançados desde 1990; mensagem do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza apela à união de todos no combate ao problema.

Foto: Banco Mundial/Curt Carnemark

Eleutério Guevane, da ONU News em Nova Iorque.*

As Nações Unidas assinalam este 17 de outubro o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. A data foi proclamada pela Assembleia Geral em 1992.

Em mensagem sobre a data, o secretário-geral António Guterres disse que a organização está solidária com os mais de 800 milhões de pessoas que vivem em pobreza extrema no mundo.

Exclusão

O chefe da ONU declarou haver muitos mais sofrendo "efeitos alarmantes" do desemprego, da insegurança, da desigualdade, dos conflitos e das consequências da mudança climática.

Guterres assinala "progressos marcantes na erradicação da pobreza feitos desde 1990", destacando que todos os países voltaram a comprometer-se para combater a pobreza e a exclusão em todo o lado através da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

O representante declarou que essa agenda globalmente aceite "promete assegurar um planeta mais saudável e construir sociedades pacíficas e inclusivas para assegurar vidas de dignidade para todos".

Causas da pobreza

Para o secretário-geral, cumprir a promessa de não deixar ninguém para trás vai exigir abordagens inovadoras, parcerias e soluções que significam abordar as causas mais profundas da pobreza para que esta seja inteiramente erradicada.

Guterres disse que isso significa ouvir pontos de vista e orientações de pessoas que vivem na pobreza e agir juntamente com elas. Ele pediu união para um combate conjunto à pobreza com dignidade.

Sociedades pacíficas

O lema deste 17 de outubro é "Respondendo ao apelo para acabar com a pobreza: um caminho para sociedades pacíficas e inclusivas"

Há 30 anos, o dia foi marcado pela Chamada à Ação do padre francês Joseph Wresinski que propôs uma parceria em prol dos mais pobres.

O documento destaca o conhecimento e a coragem de famílias que vivem na pobreza em todo o mundo, a importância de se chegar aos mais pobres e consolidar uma aliança com pessoas de todas as origens para o fim da pobreza.

De acordo com as Nações Unidas, este ano a data lembra ainda a importância dos valores de dignidade, da solidariedade e das vozes destacadas na Chamada à Ação para acabar com a pobreza em toda a parte.

*Apresentação: Laura Gelbert.

Notícias relacionadas:

Em Dia Mundial da Alimentação, FAO destaca futuro da migração

Agências da ONU dotam guineenses de instrumentos de avaliação da pobreza

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 22 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 22 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930