ONU quer mais mulheres em espaço, ciência e tecnologia

Ouvir /

Evento na sede das Nações Unidas em Nova Iorque busca encorajar mulheres e meninas a explorar carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

O encontro explorou o papel da tecnologia espacial e cientifica para atingir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 5. Imagem: Unoosa

Denise Costa da ONU News, em Nova Iorque.

O Escritório das Nações Unidas para Assuntos Espaciais, Unoosa, na sigla em inglês, organizou esta semana, em conjunto com a ONU Mulheres, um evento sobre a participação das mulheres nas indústrias cientificas, sobretudo a aeroespacial.

O evento, que terminou esta sexta-feira em Nova Iorque, reúne especialistas de organizações internacionais e governos nacionais, bem como representantes do setor privado e instituições de investigação.

Mulheres e Meninas

O objetivo do encontro é "partilhar ideias e conhecimento sobre espaço e mulheres, melhorar parcerias já existentes e criar novas, promover atividades de formação e encorajar ações para envolver mulheres e meninas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática."

Os responsáveis vão também discutir um novo projeto intitulado "Espaço para Mulheres", para tentar definir o âmbito e objetivos desta iniciativa.

Astronauta

De São Paulo, no Brasil, o astronauta brasileiro, Marcos Pontes, conversou com a ONU News sobre como aumentar o número de mulheres na área aeroespacial.

"Eu acredito que existe uma necessidade de se trazer e motivar mais essas jovens para as carreiras de ciência e tecnologia. Tem uma fundação, por exemplo no Brasil, nós trabalhamos exatamente com ciência e tecnologia para educação. E dentro da fundação nós procuramos sempre motivar, incentivar as meninas, a montarem as suas equipes e participarem em robótica, participarem com foguetes, e por aí em adiante. Eu acredito que isso seja um primeiro passo para que a gente tenha maior participação de mulheres nas carreiras de astronautas, por exemplo."

Igualdade de Género

O encontro explorou ainda o papel da tecnologia espacial e cientifica para atingir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 5, alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e meninas.

A reunião também contou com a presença da vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, a diretora da Unoosa, Simonetta Di Pippo, e a vice-diretora executiva da ONU Mulheres, Laskhmi Puri.

No próximo ano, celebra-se o 50º aniversário da primeira Conferência das Nações Unidas para a Exploração e Uso Pacifico do Espaço.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031