OIT oferece testes de HIV no local de trabalho

Ouvir /

Mais de 4,1 milhões de trabalhadores fizeram o teste de HIV em 18 países como parte dos esforços da Organização do Trabalho, OIT, para a testagem rápida do HIV.

Foto: Pnud

Denise Costa da ONU News, em Nova Iorque.

A Organização Internacional do Trabalho, OIT, está a trabalhar com uma ampla gama de parceiros, incluindo governos, sindicatos e empregadores, para levar a cabo a iniciativa VCT@WORK, que significa, aconselhamento voluntário e testes no trabalho.

O programa é visto como uma parte importante dos esforços globais para reduzir as lacunas no teste e no tratamento do HIV para atingir o objetivo de acabar com a doença até 2030.

Resultados

A iniciativa foi lançada em 2013 pela OIT, Onusida, a Organização Internacional dos Empregadores e a Confederação Internacional dos Sindicatos.

Mais de 4,1 milhões de trabalhadores e familiares fizeram o teste de HIV. Mais de 103 mil pessoas que apresentaram resultados positivos foram encaminhadas para o acesso ao tratamento antirretroviral.

Exemplos

No Zimbábue, por exemplo, os testes e sessões de aconselhamento sobre o vírus foram realizados em oficinas de automóveis, fábricas de alimentos e mercados. No setor informal, unidades móveis também ofereciam o serviço aos trabalhadores.

No Quénia, a OIT e parceiros prestam serviços de testes e aconselhamento para o HIV para camionistas em pontos críticos e profissionais do sexo. A OIT trabalha conjuntamente com a Organização Central dos Sindicatos no Quénia, para os motoristas de caminhão de longa distância.

Países

Segundo diretor-geral da OIT, Guy Ryder, cerca de 70% dos homens fizeram o teste de HIV, em comparação com 30% das mulheres. Isso mostra claramente que o local de trabalho é fundamental para expandir efetivamente os serviços de HIV para aqueles que não estão adequadamente cobertos.

O VCT@WORK está a ser implementado no Camboja, Camarões, China, República Democrática do Congo, Egito, Guatemala, Haiti, Honduras, Índia, Indonésia, Quénia, Moçambique, Nigéria, Rússia, África do Sul, Tanzânia, Ucrânia e Zimbábue.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 24 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 24 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930