Mais de 60 mil civis retornam a Kirkuk em dois dias após operações militares

Ouvir /

Missão das Nações Unidas revela que grande parte das famílias ainda está fora da cidade iraquiana; apelo às partes envolvidas nos confrontos é para que protejam os civis que sofrem o impacto da situação.

Mulheres e crianças deslocadas no norte do Iraque. Foto: OIM

Eleutério Guevane, da ONU News em Nova Iorque.

A Missão das Nações Unidas no Iraque, Unami, anunciou esta quarta-feira que mais de 61 mil pessoas deslocaram-se dos arredores de Kirkuk para o interior da cidade somente nos últimos dois dias.

De acordo com a coordenadora humanitária no país, Lise Grande, as autoridades confirmaram que a maioria das famílias deslocadas da cidade retorna às suas casas.

Controlo

A ação humanitária inclui o envio de clínicas de saúde móveis e a oferta de refeições quentes e pacotes de alimentos para as famílias que tinham fugido.

Agências de notícias informaram que o Exército do Iraque teria reassumido o controlo de Kirkuk, menos de um dia após uma operação para reconquistar a cidade petrolífera que desde 2014 é controlada por forças curdas.

Grande disse que para os próximos dias espera-se que sejam entregues 3 mil rações alimentares de emergência e artigos de higiene para as famílias abrigadas em espaços públicos.

Comunidades

De acordo com a coordenadora humanitária, a maioria dos agregados ainda está  fora das suas casas alojada em famílias e comunidades de acolhimento.

A representante pediu a todas as partes do conflito  que "façam todo o possível para proteger e todos os civis que sofrem o impacto da atual situação".

De acordo com a Unami, as operações humanitárias continuam a precisar de mais apoio e Plano de Resposta Humanitária de 2017 recebeu apenas por 61% do valor necessário para apoiar o Iraque.

Notícias relacionadas:

Surgem novos relatos de atrocidades cometidas pelo Isil no Iraque

Cerco a Falluja faz 20 mil crianças vítimas do fogo cruzado, diz Unicef

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 24 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 24 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930