Conselho de Segurança visita o Sahel

Ouvir /

Delegação do órgão avalia ameaça apresentada pelo terrorismo e crime transnacional organizado na região; embaixador francês expressou apoio à Força Conjunta do G5 para o Sahel.

O objetivo da força de 5 mil integrantes é combater o terrorismo. Foto: Minusma/Harandane Dicko

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque. 

Uma delegação do Conselho de Segurança está no Mali desde quinta-feira para avaliar a ameaça apresentada pelo terrorismo e o crime transnacional organizado na região do Sahel.

A missão, liderada por Etiópia, França e Itália, busca transmitir uma mensagem clara às partes no Mali em relação à implementação do Acordo de Paz e Reconciliação de 2015.

Força conjunta

A delegação também visita a Mauritânia e o Burquina Fasso e avaliará a situação de operacionalização da Força Conjunta do G5, grupo que inclui Burquina Fasso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger.

O objetivo da força de 5 mil integrantes é combater o terrorismo e o crime organizado transnacional na região do Sahel, ajudar a restaurar as autoridades dos governos e no retorno de milhões de refugiados e deslocados e facilitar ajuda humanitária.

Sem fronteiras

Para o embaixador da França, François Delattre, é responsabilidade da comunidade internacional e do Conselho de Segurança apoiar a Força Conjunta.

Delattre afirmou que a iniciativa é "um trunfo para os africanos numa luta que não tem fronteiras".

Sem fronteiras

Já o ministro das Relações Exteriores do Mali, Abdoulaye Diop, descreveu a visita como uma "grande expressão de amizade e interesse" pelo país.

Diop disse esperar que essa troca leve a uma "melhor compreensão da realidade no terreno, à interação com os atores e ao maior envolvimento do Conselho para ficar ao lado do Mali e da região pela paz e estabilidade".

Notícias Relacionadas:

Força conjunta é “oportunidade única” de enfrentar desafios no Sahel

Forças de paz morrem após ataque a comboio de veículos no norte do Mali

Guterres condena atentado que matou pelo menos 18 em Burquina Fasso

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 22 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 22 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930