ONU abriga conferência de doadores para refugiados rohingya

Ouvir /

Encontro foi aberto, nesta segunda-feira, em Genebra; mais de 600 mil pessoas atravessaram a fronteira de Mianmar para Bangladesh desde 25 de agosto para fugir da violência; Acnur, Ocha e OIM organizam evento.

Foto: Ocha/Anthony Burke

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

Agências da ONU realizam nesta segunda-feira, em Genebra, uma conferência de doadores em resposta à crise de refugiados rohingya. O encontro é organizado pela Agência da ONU para Refugiados, Acnur, pelo Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha, e pela Organização Internacional para Migrações, OIM.

A União Europeia e o Governo do Kuwait coorganizam o evento que pretende levantar os "recursos necessários para permitir que comunidade humanitária atenda às necessidades mais urgentes dos refugiados rohingya que buscaram abrigo em e segurança em Bangladesh".

"Escala catastrófica"

Segundo as agências, a crise humanitária causada pela crescente violência no estado de Rakhine, em Mianmar, está causando sofrimento em uma "escala catastrófica".

Segundo a ONU, cerca de 600 mil refugiados rohingya fugiram para Bangladesh desde 25 de agosto. Outros milhares estariam à deriva e em perigo em Mianmar sem recursos para atravessar a fronteira.

As agências da ONU afirmaram ainda que os refugiados chegando a Bangladesh, a maioria mulheres e crianças, estão "traumatizados e alguns chegaram com ferimentos causados por tiros, estilhaços, fogo e minas terrestres".

Os parceiros humanitários continuam a escalar as operações. Segundo o Acnur, o Ocha e a OIM, recursos adicionais são "urgentemente necessários". Em nota conjunta antes da conferências, os chefes das agências pediram solidariedade global aos refugiados rohingya.

Notícias Relacionadas:

Subsecretário-geral da ONU para Assuntos Políticos conclui visita a Mianmar

Até 15 mil refugiados à espera de passagem entre Bangladesh e Myanmar

Estudo revela ataques para impedir retorno da minoria rohingya ao Mianmar

OMS: vacinação contra cólera em Bangladesh é a 2ª. maior do mundo

Necessários US$ 434 milhões para apoiar minoria rohingya em Bangladesh

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 22 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 22 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930