ONU solidariza-se com vítimas do furação Irma e oferece ajuda

Ouvir /

Secretário-geral, António Guterres, expressou condolências aos atingidos e destacou preparação e resposta; Unicef estima que tempestade afetou 74 mil pessoas que incluem 20 mil crianças.

Unicef alertou para o risco de menores em Cuba, na República Dominicana e no Haiti. Foto: Unicef.

Eleutério Guevane, da ONU News em Nova Iorque.

O secretário-geral expressou tristeza com a imensa destruição e perda de vidas na região do Caribe pela passagem do furacão Irma em Antígua e Barbuda na quarta-feira.

Em nota emitida pelo seu porta-voz, António Guterres envia condolências aos governos e aos habitantes de todas as ilhas e territórios impactados pela tempestade de categoria 5.

Comunidades

O secretário-geral expressa a solidariedade das Nações Unidas e elogia a liderança dos governos pela preparação e pela resposta às necessidades das comunidades afetadas.

António Guterres confirmou que as Nações Unidas estão trabalhando para apoiar os esforços nacionais de socorro.

Em nota separada, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, estima que em 24 horas a destruição teria afetado 74 mil pessoas, incluindo 20 mil crianças.

A agência alerta ainda para o risco de menores de idade das ilhas do Caribe Oriental como Cuba, República Dominicana e Haiti.  Calcula-se que mais de 10,5 milhões de crianças estejam expostas à tempestade.

Efeitos

A prioridade da agência é alcançar todas as crianças e às famílias das comunidades afetadas o mais rápido possível.

Com mais de 3 milhões de menores de cinco anos em perigo, o Unicef está preocupada com centenas de milhares que possam sofrer os piores efeitos da tempestade principalmente as que vivem em zonas costeiras com o maior risco.

Ventos fortes e chuvas torrenciais já atravessaram as que são consideradas ilhas menores e mais expostas incluindo Anguilla e Barbuda onde 95% dos edifícios foram destruídos.

Notícias relacionadas:

Unicef: furacão Irma deve afetar vida de centenas de milhares de crianças

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE SETEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE SETEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930