Moçambique destaca desenvolvimento sustentável na Assembleia Geral

Ouvir /

Embaixador António Gumende discursou nesta segunda-feira e defendeu a necessidade de uma ONU forte para o alcance da Agenda 2030; em entrevista à ONU News, representante moçambicano ressaltou ainda a questão das mudanças climáticas.

Embaixador António Gumende em discurso na Assembleia Geral. Foto: ONU/Cia Pak

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

Moçambique foi o primeiro de três países lusófonos a assumir a tribuna da 72ª Assembleia Geral da ONU nesta segunda-feira, último dia dos debates. Angola e Timor-Leste também discursaram.

O embaixador de Moçambique, António Gumende, expressou apreço pela "liderança e visão" do secretário-geral da ONU, António Guterres, em seu primeiro ano no posto.

Desenvolvimento Sustentável

Falando em inglês, o embaixador moçambicano disse acreditar que "Guterres está levando a organização na direção certa para aumentar sua eficácia enquanto serve os Estados-membros em sua busca para alcançar os objetivos ambiciosos que definiram para seus povos".

Gumende defendeu que apenas um "sistema da ONU forte e vibrante pode garantir que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus objetivos vão gerar sociedades mais inclusivas, pacíficas e prósperas sem comprometer a existência do planeta".

Mudança climática

Após o discurso, o embaixador António Gumende falou com exclusividade com a ONU News em português, e abordou a questão das mudanças climáticas.

"As mudanças climáticas estão diretamente ligadas com a sustentabilidade do nosso desenvolvimento. Quando falamos em desenvolvimento sustentável queremos em grande medida também dizer que a utilização dos recursos naturais (…) seja feita de uma forma que possamos preservar para as futuras gerações e não haver degradação do ambiente".

No discurso, o embaixador moçambicano citou ainda tópicos como Acordo de Paris, embargo a Cuba e conflitos internacionais.

Ouça, na íntegra, o discurso de Moçambique.

Notícias Relacionadas:

Três lusófonos discursam no último dia da Assembleia Geral

Em Moçambique, países africanos debatem impulso ao ensino pré-primário

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031