Guterres elogia decisão do Conselho de Segurança sobre Coreia do Norte

Ouvir /

Em nota, secretário-geral afirmou que manter a unidade neste tema é fundamental para combater desafios de insegurança na Península Coreana.

António Guterres. Foto: Reprodução vídeo

Monica Grayley, da ONU News em Nova Iorque.

O chefe das Nações Unidas, António Guterres, elogiou o que chamou de "ação firme" do Conselho de Segurança após a aprovação de novas sanções contra a Coreia do Norte.

Em nota, emitida pelo seu porta-voz, António Guterres disse que a unidade do Conselho é fundamental para combater os desafios de insegurança na Península Coreana e mais além.

Exceção

Na noite de segunda-feira, o Conselho adotou, por unanimidade, a resolução 2375 que impõe duras sanções à Coreia do Norte.

A resolução, considerada a mais dura até agora, estabelece limites a exportações de petróleo, carvão, frutos do mar e chumbo, e importação de têxteis.

Além disso, os países-membros da ONU não poderão conceder visto de trabalho para cidadãos norte-coreanos, com exceção daqueles que servem em causas humanitárias e de desnuclearização.

Obrigações

A medida foi uma resposta à realização do sexto teste nuclear pela Coreia do Norte em 3 de setembro como uma bomba de hidrogênio.

Para António Guterres, o Conselho de Segurança enviou uma mensagem clara de que o país asiático tem que cumprir inteiramente com suas obrigações internacionais.

Ele também pediu à Coreia do Norte que crie as condições para a retomada do diálogo e pediu aos países-membros da ONU que garantam a implementação das resoluções do Conselho.

Guterres também reafirmou o compromisso de cooperar com todas as partes para fortalecer os canais de comunicação que levem a uma solução.

Leia mais:

Conselho de Segurança impõe duras sanções à Coreia do Norte

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE SETEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE SETEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930