Representante da ONU pede compromisso global por solução de dois Estados

Ouvir /

Secretário-geral assistente da ONU para Assuntos Políticos falou ao Conselho de Segurança nesta terça-feira sobre situação no Oriente Médio e a questão palestina; Miroslav Jenca afirmou que situação humanitária em Gaza piorou desde 2014.

Miroslav Jenca (à direita), secretário-geral assistente da ONU para Assuntos Políticos, fala no Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU/Kim Haughton

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.*

O secretário-geral assistente da ONU para Assuntos Políticos, Miroslav Jenca, fez um informe ao Conselho de Segurança nesta terça-feira sobre a situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina.

Segundo Jenca, "a crise recente em Jerusalém ressaltou mais uma vez a insustentabilidade da situação atual e a necessidade de um horizonte político e um compromisso claro da comunidade internacional e de ambos os lados de acabar com a ocupação e realizar uma solução de dois Estados que atendas às aspirações nacionais e de necessidades de segurança de palestinos e israelenses".

Gaza

Jenca também lembrou que em alguns dias serão completados três anos do cessar-fogo que acabou com a última rodada de hostilidades entre Hamas e Israel na Faixa de Gaza em 2014.

Ele afirmou que, desde então, as condições humanitárias em Gaza de forma geral pioraram com "medidas punitivas" tomadas contra o local pela Autoridade Palestina desde abril.

Segundo o secretário-geral assistente, essas apenas contribuem ao impacto humanitário negativo sobre a população devido a fechamentos feitos por Israel.

Miroslav Jenca pediu a líderes palestinos que abordem as consequências destrutivas dessas divisões.

*Apresentação: Michelle Alves de Lima.

Notícias Relacionadas:

Chefe da ONU elogia a neutralização da crise na Cidade Velha de Jerusalém

Conselho de Segurança discute situação em Jerusalém

ONU diz que ataque em Jerusalém tem “potencial de inflamar a violência”

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930