Iêmen: ataques aéreos matam pelo menos 12 civis no fim de semana

Ouvir /

Para coordenador humanitário no país, novos incidentes são exemplo da brutalidade com a qual o conflito é conduzido; ações estão sendo investigadas pelo Escritório de Direitos Humanos da ONU.

Destruição de prédios na cidade de Saada, no Iêmen. Foto: Ocha/Philippe Kropf

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

O coordenador humanitário da ONU no Iêmen, Jamie McGoldrick, expressou sua "profunda preocupação" com relatos de ataques aéreos a civis na província de Saada no fim de semana.

As ofensivas a uma casa e a um carro particular, em dois distritos diferentes, mataram pelo menos 12 pessoas, incluindo mulheres e crianças, como informou o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stephane Dujarric.

Exemplo de brutalidade

Segundo Dujarric, o coordenador humanitário afirmou que "esses novos incidentes, que estão sendo investigados pelo Escritório de Direitos Humanos da ONU, são um exemplo da brutalidade com a qual o conflito está sendo conduzido".

McGoldrick alertou ainda que todas as partes do conflito continuam desrespeitando a proteção de civis e o princípio de distinção entre civis e combatentes na condução de suas atividades militares.

O coordenador humanitário mais uma vez fez um apelo a todos os envolvidos no conflito e os que têm influência e os apoiam que cumpram suas responsabilidades de acordo com lei humanitária internacional.

Indescritível

Aos jornalistas, o porta-voz afirmou que a ONU no Iêmen vai continuar trabalhando com todas as partes, a fim de proporcionar algum alívio à população do país que enfrenta uma "crise humanitária indescritível".

Stephane Dujarric declarou ser importante que a comunidade internacional não perca de vista a difícil situação de milhões de homens, mulheres e crianças iemenitas em situação vulnerável.

Notícias Relacionadas:

ONU faz lista do que as pessoas mais precisam no Iémen

ONU: Iêmen tem pior epidemia de cólera em meio a crise humanitária

Ataque aéreo no Iêmen pode ter matado 20 pessoas da mesma família 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE OUTUBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE OUTUBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2017
S T Q Q S S D
« set    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031