Conselho de Segurança aprova novas sanções contra Coreia do Norte

Ouvir /

Em reunião neste sábado, os membros do conselho adotaram resolução condenando os testes de mísseis balísticos em 3 e 28 de julho; documento pede retomada do processo de conversações de seis partes, incluindo China, Estados Unidos, Japão, Rússia e as Coreias do Sul e do Norte.

Conselho de Segurança vota resolução contra Coreia do Norte. Foto: ONU/Kim Haughton.

Edgard Júnior, da ONU News em Nova Iorque.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou, este sábado, nova resolução com sanções econômicas mais rigorosas contra a Coreia do Norte, que representam o bloqueio de cerca de um terço das exportações do país.

O embaixador do Egito, que ocupa a presidência rotativa do Conselho neste mês de agosto colocou o documento para votação.

Em pronunciamento após o voto, Amr Abdellatif Aboulatta disse que o resultado foi a aprovação unânime da resolução com 15 votos a favor.

Conversações

Os membros do Conselho condenaram os testes de lançamentos de mísseis balísticos realizados em 3 e 28 de julho pelo governo norte-coreano.

O documento reafirma apoio ao grupo de conversações de seis partes, que inclui China, Estados Unidos, Japão, Rússia e as Coreias do Sul e do Norte e pede a retomada do processo de negociações.

A resolução impõe medidas mais rigorosas contra Pyongyang determinando a proibição total das exportações de carvão, ferro e minério de ferro.

Esses produtos podem ser exportados para fins de sobrevivência, mas com um limite da quantidade a ser comercializada. O mesmo acontece em relação ao chumbo, minério de chumbo e frutos do mar.

Viagens e bens

A resolução congela o número de autorizações de trabalho para norte-coreanos trabalharem no exterior, a não ser que o pedido seja aprovado pela Comissão de Sanções da Coreia do Norte.

O documento proíbe também a formação de “joint ventures” ou cooperativas comerciais com o país asiático.

A resolução implementa proibições de viagens de vários indivíduos e congela os bens dessas pessoas e de várias entidades.

Os Estados-membros pedem à Interpol que divulgue “comunicados especiais” sobre esses indivíduos e que trabalhe em conjunto com a Comissão de Sanções nesse sentido.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 6 MIN, 16 DE AGOSTO DE 2017
JORNAL DA ONU - 6 MIN, 16 DE AGOSTO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031