Agência da ONU ajuda população após cheias arrasadoras na Serra Leoa

Ouvir /

Organização Internacional para Migrações, OIM, forneceu US$ 150 mil para o país africano; segundo relatos, centenas de pessoas morreram e muitas outras estão desaparecidas.

Deslizamentos de terra na Serra Leoa. Foto: Unicef

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.*

A agência das Nações Unidas para migrações concedeu US$ 150 mil para resposta de emergência e ajuda humanitária à Serra Leoa, após as cheias e os deslizamentos de terra que deixaram centenas de mortos.

Na sede da ONU em Genebra, o chefe da Organização Internacional para Migrações, OIM, afirmou que a agência está pronta para trabalhar com o governo do país africano para responder ao que chamou "terrível evento".

Resgate

Em Dacar, no Senegal, o chefe regional da OIM na África Ocidental, Richard Danziger, afirmou que a agência juntou-se às autoridades da Serra Leoa e à equipa da ONU no país para avaliar os danos na área afetada próxima à capital Freetown.

Segundo relatos, centenas de pessoas morreram e muitas outras estão desaparecidas após cheias e deslizamentos de terra ocorridos em diversas comunidades.

Equipas de resgate esperam descobrir mais corpos nos próximos dias e semanas.

Água

O acesso à água potável e a falta de moradia generalizada devem ser as preocupações imediatas para milhares de pessoas na capital que tem 1 milhão de habitantes.

Na semana passada, a OIM e o governo do Japão entregaram à comunidade de Mile 6, na área rural de Koyal, a primeira instalação de purificação de água de Serra Leoa, a 50 quilómetros de Freetown.

O mecanismo fornece água potável segura à população reassentada após as cheias que atingirem a capital em setembro de 2015.

*Apresentação: Denise Costa.

Notícias Relacionadas:

FAO: 37 países precisam de assistência externa para obter alimentos

Aiea ajuda a prevenir ébola e outras doenças em África

Aiea ajuda a criar serviço para baixar cancro na Serra Leoa 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 24 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 24 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930