Turismo essencial para fomentar comércio em países menos desenvolvidos

Ouvir /

Relatório "Turismo para o desenvolvimento sustentável em países menos desenvolvidos" foi lançado nesta quinta-feira; cinco países lusófonos fazem parte do grupo.

Foto: ONU/Stan Reynolds

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

Um relatório apoiado pelas Nações Unidas publicado nesta quinta-feira destacou a necessidade de reconhecer o turismo como serviço essencial de exportação para impulsionar o setor nos chamados Países Menos Avançados, PMAs.

Segundo o documento, o turismo pode trazer uma grande contribuição às economias destas nações. No entanto, ações bem-sucedidas no setor exigem forte colaboração entre agências de governos e diferentes atores nos níveis local e regional.

Exportação

O relatório mostra que embora o turismo represente 7% de todo o comércio internacional e 30% do comércio mundial de serviços, é muitas vezes difícil de direcionar assistência técnica sobre o assunto ao setor. Isto seria porque turismo e comércio tendem a estar em ministérios diferentes.

O relatório "Turismo para o Desenvolvimento Sustentável em Países Menos Avançados" foi lançado em Genebra. O documento foi produzido pela Organização Mundial do Turismo, OMT, pelo Centro de Comércio Internacional, ITC, e pelo programa Enhanced Integrated Framework, EIF.

Nestes países, o turismo representa 7% das exportações totais de bens e serviços. Este número chega a 10% para os PMAs que não são exportadores de petróleo.

Desenvolvimento Sustentável

O lançamento do relatório coincide com o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento 2017.

A iniciativa busca apoiar uma mudança em políticas, em práticas empresariais e no comportamento do consumidor na direção de um setor de turismo mais sustentável que possa contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, SDGs.

Uma das metas do ODS 17 é "aumentar significativamente as exportações dos países em desenvolvimento, em particular com o objetivo de duplicar a participação dos países menos desenvolvidos nas exportações globais até 2020".

Segundo o documento da OMT, o turismo pode contribuir para o alcance desta meta.

Cinco países lusófonos fazer parte do grupo de países menos desenvolvidos: Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Notícias Relacionadas:

Entrevista: lusófonos devem sair dos Países Menos Avançados

Relatório da ONU encoraja países africanos a apoiarem setor de turismo

2017 é o Ano do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930