Secretário-geral elogia criação de nova missão política da ONU na Colômbia

Ouvir /

Medida foi aprovada pelo Conselho de Segurança na segunda-feira; nova estrutura deve acompanhar execução de pontos previstos no Acordo Final, que incluem a reinserção política, econômica e social das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo, Farc-EP.

Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU/Rick Bajornas (arquivo)

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou a criação de uma nova missão política das Nações Unidas na Colômbia. A medida foi aprovada na segunda-feira pelo Conselho de Segurança.

A tarefa da nova missão será verificar os compromissos do Acordo de Paz relacionados à reintegração das Farc-EP e à implementação de garantias de segurança para o grupo e comunidades afetadas pelo conflito.

Missão de Verificação

A Missão de Verificação das Nações Unidas na Colômbia começará suas atividades em 26 de setembro, logo após a conclusão da atual operação da ONU no país que monitora e verifica a entrega de armas, o cessar-fogo bilateral entre o governo colombiano e as Farc-EP.

O secretário-geral está confiante de que a Missão de Verificação contribuirá à construção de confiança e apoiará as ações dos envolvidos para "chegarem a seus compromissos mútuos através da fase de reintegração, que é fundamental para consolidar a paz".

Em nota emitida por seu porta-voz, António Guterres reiterou o apoio das Nações Unidas à conclusão bem-sucedida do processo de paz na Colômbia.

Notícias Relacionadas:

Representante da ONU diz que “integração” é o foco agora na Colômbia

Guterres elogia processo de entrega de armas das Farc-EP na Colômbia

Conselho de Segurança visita ex-zona de conflito na Colômbia 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 6 MIN, 27 DE JULHO DE 2017
JORNAL DA ONU - 6 MIN, 27 DE JULHO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2017
S T Q Q S S D
« jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31