Resistência a antibióticos é debatida por OMS em congresso no Rio de Janeiro

Ouvir /

Encontro mundial sobre infecções sexualmente transmissíveis e HIV termina nesta quarta-feira; da cidade brasileira, especialista da agência da ONU fala sobre novo guia da OMS para tratamento de DSTs.

Rio de Janeiro, Brasil. Foto: ONU/Michos Tzovaras (arquivo)

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

Termina nessa quarta-feira, no Rio de Janeiro, um congresso mundial sobre infecções sexualmente transmissíveis e HIV. Por ocasião do encontro, a Organização Mundial da Saúde, OMS, publicou dois estudos sobre gonorreia resistente a antibióticos

Segundo a agência da ONU, dados de 77 países mostram que a resistência antimicrobiana está tornando a gonorreia, uma infecção sexualmente transmissível comum, muito mais difícil e às vezes impossível de tratar.

Estratégia

Neisseria gonorrhoeae, que causa a gonorreia, é uma das 12 famílias de bactérias resistentes a antibióticos que representam as maiores ameaças à saúde humana.

Do Rio de Janeiro, a coordenadora da área de Saúde Sexual e Reprodutiva da OMS e chefe da delegação da agência no congresso mundial, Nathalie Broutet, falou com a ONU News sobre o encontro.

"Essa é uma oportunidade excelente para a OMS primeiro de compartilhar com os participantes do congresso os novos guias de tratamento de DST, incluindo o novo guia de tratamento da neisseria gonorrhoeae, que é muito importante pra essa questão de resistência. Segundo, compartilhar com os participantes essa nova estratégia global de luta contra a DST".

Segundo a especialista da OMS, a estratégia se concentra em três pontos: a vacina para o HPV, a eliminação da transmissão entre mãe e bebê da sífilis, do HIV e da hepatite, e a questão da resistência da neisseria gonorrhoeae aos antibióticos.

Para Nathalie Broutet, é "inadmissível que no século XXI ainda tenha casos de sífilis congênita", ressaltando ser muito simples testar e tratar mulheres grávidas para eliminar a doença.

Notícias Relacionadas:

Resistência a antibióticos leva OMS a mudar tratamento contra DSTs

Entrevista: Bactérias superresistentes a antibióticos

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930