ONU diz que 3,8 milhões de pessoas estão deslocadas na RD Congo

Ouvir /

Subscretário-geral para Assuntos Humanitários, Stephen O'Brien, encerrou viagem official de quatro dias ao país africano pedindo que mundo não se esqueça de milhões de meninas, meninos, mulheres e homens que sofrem na nação.

Foto: Ocha RDC/Joseph Mankamba

Monica Grayley, da ONU News em Nova Iorque.

Cerca de 3,8 milhões de pessoas na República Democrática do Congo foram obrigadas a fugir de suas casas por causa da violência.

Ao encerrar uma visita oficial de quatro dias ao país afriano, o chefe do Departamento de Assuntos Humanitários da ONU pediu ao mundo que não esqueça os congoleses que sofrem com doenças, malnutrição e conflitos.

Abusos

Stephen O'Brien viajou a outras partes fora da capital Kinshasa para visitar as comunidades mais afetadas pela enorme crise que inclui a região de Kassai. O conflito em Kassai tem causado uma série de abusos de direitos humanos e fez 1,4 milhão de deslocados internos.

Segundo a ONU, a violência nas cinco províncias de Kassai também levou milhares de crianças a ficarem fora da escola.

Desde o ano passado, ocorreram 600 casos os violência sexual reportados. Muitas escolas e clínicas de saúde foram convertidas em abrigos temporários para os deslocados.

As agências da ONU e ONGs estão aumentando a presença da região de Kassai. O'Brien pediu que seja garantido um acesso seguro para os trabalhadores humanitários.

Governo

O chefe de assistência humanitária da ONU também reuniu-se com uma série de representantes do Kivu Norte e Kivu Sul, dois locais muito carentes de auxílio humanitário.

Na capital congolesa, Stephen O'Brien encontrou-se com o primeiro-ministro Bruno Tshibala, membros do governo, representantes da Missão da ONU no país, Monusco. A RD Congo também lida com uma onda de refugiados de países vizinhos como Burundi, República Centro-Africana e Sudão do Sul.

O subsecretário-geral voltou a afirmar que a comunidade humanitária está operando com recursos insuficientes. E lembrou que apenas 25% do apelo de US$ 748 milhões feito no início do ano foram recebidos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031