Fórum na ONU avalia progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Ouvir /

Encontro de alto nível começou nesta segunda-feira e será realizado até 19 de julho; tema este ano é "erradicar pobreza e promover prosperidade num mundo que está mudando"; para subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, parcerias são essenciais para alcançar objetivos.

Foto: ONU/Cia Pak

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

Representantes de governos de países ao redor do mundo estão na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, nesta segunda-feira para o início do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável.

O objetivo do encontro é avaliar o progresso feito na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs, dois anos após terem sido adotados por todos os Estados-membros da ONU.

"Mensagem forte"

Na abertura do fórum, o presidente do Conselho Econômico e Social da ONU, Frederick Musiiwa Makamure Shava, afirmou que uma sessão bem-sucedida enviaria uma "mensagem forte do compromisso coletivo de não esquecer ninguém" enquanto o mundo "busca a implementação oportuna da Agenda 2030".

O tema do encontro este ano é "erradicar a pobreza e promover a prosperidade em um mundo que está mudando".

Shava destacou que as discussões deste ano se concentrarão na eliminação da pobreza e da fome, em assegurar vidas saudáveis, na conquista da igualdade de gênero, na construção de infraestrutura resiliente e na implementação de parcerias.

O fórum também dará seguimento a avanços alcançando durante a Conferência sobre os Oceanos, voltada à conservação e uso sustentável de mares e oceanos.

Desafios

O Fórum Político de Alto Nível será realizado até o dia 19 de julho e inclui um segmento ministerial de três dias onde espera-se mais de 70 ministros.

Além disso, a sessão incluirá discussões sobre os desafios e lacunas para se alcançar a agenda em 44 países que se ofereceram para fornecer relatórios sobre progressos. Haverá ainda mais de 120 eventos paralelos relacionados aos ODSs.

Segundo o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Wu Hongbo, "quando se trata da revisão dos ODSs, o fórum é o lugar para se estar".

Wu Hongbo lembrou que a Agenda 2030 "não é para um país ou uma região", mas sim para todos.

Interconexão e parcerias

O subsecretário-geral lembrou muitos avanços que já foram feitos e o quanto ainda precisa ser feito.

Ele ressaltou ainda a "natureza profundamente interconectada dos diferentes elementos da Agenda 2030", destacando que tanto os desafios quanto as soluções conectam diferentes objetivos e metas.

Para Wu Hongbo, o essencial para realizar o desenvolvimento sustentável "por todas as pessoas e para todas as pessoas" é revitalizar e reforçar parcerias globais.

Notícias Relacionadas:

“Da minha língua vê-se o mar”, declara Guterres na Conferência de Oceanos

Pobreza pode cair pela metade se adultos completarem ensino secundário

Apelo humanitário da ONU para 2017 sobe para US$ 23,5 bi 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE SETEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE SETEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930