Equipe da ONU lança relatório sobre situação sócio-econômica em Gaza

Ouvir /

Segundo o documento, o Produto Interno Bruto, PIB, real no local caiu na última década, assim como o fornecimento de serviços de saúde; ações da Unrwa garantiram manutenção de altos padrões educacionais.

Prédios destruídos devido aos bombardeamentos na Faixa de Gaza. Foto: Unwra

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.*

Uma equipe da ONU na Faixa de Gaza lançou um relatório nesta terça-feira afirmando que o Produto Interno Bruto, PIB, real no território caiu na última década.

Ao mesmo tempo, o fornecimento de serviços de saúde continua a cair e a demanda por mais clínicas, médicos e leitos hospitalares ainda não foi atendida.

Unrwa

Graças em grande parte à escala dos serviços fornecidos pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa, Gaza manteve altos padrões educacionais, no entanto, o tempo médio diário que estudantes passam nas salas de aula permanece baixo: quatro horas.

O relatório pede que Israel, a Autoridade Palestina, o Hamas e a comunidade internacional tomem medidas para investimentos de desenvolvimento mais sustentáveis, revigorando os setores produtivos de Gaza.

O documento também pede uma melhora na liberdade de movimento de pessoas e bens, assim como respeito aos direitos humanos e à lei humanitária internacional.

O coordenador da ONU para Assistência Humanitária e Atividades de Desenvolvimento, Robert Piper, alertou que a alternativa será uma Faixa de Gaza "mais isolada e desesperada".

*Apresentação: Michelle Alves de Lima.

Notícias Relacionadas:

Fórum marca 50 anos da ocupação nos territórios palestinos

Enviado para o Oriente Médio pede ação “antes que seja muito tarde”

Chefe da ONU expressa apoio à Agência para Refugiados Palestinos, Unrwa 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE SETEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE SETEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930