É preciso acelerar ritmo da implementação para alcançar ODSs

Ouvir /

Relatório da ONU sobre o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foi lançado nesta segunda pelo secretário-geral, António Guterres.

Criaças fazem fila para receberem sua refeição diária em uma escola no norte do Quênia. Foto: Ocha/Daniel Pfister

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.*

Se o mundo quiser erradicar a pobreza, combater a mudança climática e construir sociedades pacíficas e inclusivas para todos até 2030 são necessárias mais ações para acelerar o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs.

A avaliação está um relatório da ONU lançado nesta segunda-feira pelo secretário-geral António Guterres.

Panorama

Guterres ressaltou que embora a implementação já tenha começado, o tempo está passando. Ele afirmou que segundo o relatório, a "taxa de progresso em muitas áreas é muito menor do que o necessário para o alcance das metas até 2030".

Usando os dados mais recentes disponíveis, o relatório anual fornece um panorama das ações mundiais de implementação até o momento, destacando áreas de progresso e outras onde é necessário mais ação para garantir que ninguém seja deixado para trás.

"Globalização justa"

No Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, o secretário-geral falou ainda sobre o que acredita ser o "enorme potencial" da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Guterres declarou que a Agenda 2030 visa uma "globalização justa" e tem como objetivos "não deixar ninguém para trás, erradicar a pobreza, criando condições para as pessoas confiarem de novo, não só nos sistemas políticos, mas também em formas multilaterais de governança e em organizações internacionais como a ONU".

O secretário-geral também afirmou que para alcançar os ODSs as Nações Unidas também precisarão mudar. Ele apontou para as 38 ideias que ele divulgou no início do mês como um caminho para melhorar a eficácia, liderança e prestação de contas do sistema da ONU.

*Apresentação: Michelle Alves de Lima.

Notícias Relacionadas:

Brasil lista nas Nações Unidas seus avanços na implementação dos ODSs

Relatório destaca papel essencial de tecnologia para sucesso dos ODSs

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE SETEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE SETEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930