Centro histórico de Viena inscrito na lista de Patrimônio Mundial em Perigo

Ouvir /

Decisão do Comitê da Unesco foi tomada devido a projetos de arranha-céus no meio da capital austríaca; órgão está reunido na Polônia até 12 de julho.

Centro histórico de Viena. Foto: CC por 2.0, Miguel Mendez de Malahide, Irlanda

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

O Comitê do Patrimônio Mundial inscreveu o centro histórico de Viena na lista do Patrimônio Mundial em Perigo devido a projetos de arranha-céus no meio da capital austríaca.

O Comitê é ligado à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco. Em sua decisão, o órgão lamentou que o projeto do Viena Ice-Skating Club – Hotel Intercontinental não cumpra plenamente com decisões anteriores do Comitê, especialmente relacionadas à altura de novas construções que terão impacto negativo no "valor excepcional do local".

Capital imperial

Viena se desenvolveu a partir de assentamento celtas e romanos a uma cidade medieval e barroca e tornou-se a capital o Império Áustro-Húngaro.

A Unesco ressalta que a cidade teve papel fundamental como centro musical da Europa e que seu centro histórico é "rico em conjuntos arquitetônicos". O local foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial em 2001.

O objetivo da Lista do Patrimônio Mundial em Perigo é informar a comunidade internacional de condições que ameaçam as características que fizeram com que um local fosse inscrito como patrimônio mundial e estimular ações corretivas.

Ameaças

Ameaças típicas que levam à lista de perigo incluem conflito armado, desastre natural, desenvolvimento urbano não planejado, caça furtiva e poluição.

A 41ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial está sendo realizada em Cracóvia, na Polônia, até o dia 12 de julho. Entre as recomendações para novas inscrições na Lista do Patrimônio Mundial estão o Centro Histório de Mbanza Kongo, em Angola, e  sítio arqueológico do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, Brasil.

Notícias Relacionadas:

Unesco deplora destruição de mesquita com mais de 800 anos em Mossul

ONU adota “resolução histórica” para proteger patrimônio cultural em conflitos

Unesco pede apoio internacional para proteção de patrimônio cultural no Iraque

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930