ONU quer impedir que terroristas tenham armas de destruição em massa

Ouvir /

Conselho de Segurança debateu assunto em sessão especial nesta quarta-feira; chefe de desarmamento disse que é necessária sólida cooperação internacional para evitar o problema.

A chefe da ONU para Desarmamento, Izumi Nakamitsu, em reunião no Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU/Manuel Elias

Edgard Júnior, da ONU News em Nova Iorque.

A chefe da ONU para Desarmamento, Izumi Nakamitsu, afirmou que a possibilidade de grupos terroristas e outros "atores não estatais" adquirirem armas de destruição em massa continua sendo uma ameaça significativa à segurança global.

Em pronunciamento no Conselho de Segurança, Nakamitsu afirmou que a comunidade internacional deve aumentar os esforços para garantir que esse "cenário desastroso" seja evitado.

Cooperação

Ela pediu uma forte cooperação internacional para evitar que os terroristas tenham acesso a esse tipo de armamento.

A representante da ONU disse ainda que drones, veículo aéreos não tripulados, impressoras 3D e a chamada "Dark Web", que só pode ser acessada por configurações especiais, facilitam o trabalho dos extremistas no uso dessas armas.

Nakamitsu alertou que ao mesmo tempo em que a globalização fomenta novas oportunidades de crescimento econômico e desenvolvimento, ela também permite maior mobilidade de materiais e tecnologia, que "podem ser usados com intenção maliciosa".

Justiça

Para combater essa situação, ela pediu à comunidade internacional que aplique as leis e leve à justiça os responsáveis por qualquer ação neste sentido.

O representante da Organização para Proibição de Armas Químicas, Joseph Ballard, também participou da reunião do Conselho de Segurança.

Ele disse que o uso de armas químicas por "atores não estatais", quer dizer, grupos terroristas, "não é mais uma ameaça e sim uma realidade".

Notícias relacionadas:

Brasil otimista com aprovação de acordo para proibir armas nucleares

Conferência para negociar proibição de armas nucleares inicia 2a. semana

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 6 MIN, 27 DE JULHO DE 2017
JORNAL DA ONU - 6 MIN, 27 DE JULHO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2017
S T Q Q S S D
« jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31