Esporte é "uma das maiores formas de inclusão" de pessoas com deficiência

Ouvir /

Avaliação é do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado de Oliveira; representante conversou com a ONU News às margens da 10ª sessão da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Foto: ONU/Christopher Herwig

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

"O esporte é uma das maiores ferramentas de inclusão do indivíduo com deficiência na sociedade". Essa é a opinião do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado de Oliveira.

Ele conversou com a ONU News, em Nova Iorque, às margens da 10ª sessão da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Cidadania

"Porque ao mesmo tempo que o esporte resgata a auto-estima do indivíduo, é um instrumento de reabilitação, não só física, mas principalmente emocional, restabelecendo, muitas vezes, a capacidade pro exercício da cidadania, ele também mostra para a sociedade o potencial do indivíduo com deficiência. Tira o foco da deficiência e passa de fato a observar aquilo que a pessoa tem de produtividade, aquilo que ela tem para entregar. Então, o esporte tem essa capacidade, muda de fato a percepção do indivíduo, e por isso a gente entende que ele é uma das principais ferramentas para a inclusão desses indivíduos na sociedade."

Na entrevista, Mizael Conrado de Oliveira fez também um balanço dos Jogos Paralímpicos realizados no Rio de Janeiro em 2016

Jogos Paralímpicos do Rio

"A experiência foi muito boa e só corrobora aquilo que a gente já acredita que é exatamente o poder que tem o esporte na mobilização da sociedade, na transformação da visão da sociedade. Foram 2,1 milhões de pessoas comprando ingressos para assistirem aos jogos, ginásios e estádios lotados com pessoas vibrando, e ali não estavam para observar a deficiência das pessoas, mas sim o potencial desses indivíduos. É exatamente essa a mudança de paradigma a qual eu me referia."

Para o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, os jogos do Rio demostraram que "o esporte pode ser um elemento importante para a inclusão das pessoas na sociedade" e ainda potencialmente uma possível ferramenta para a implementação da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência no mundo.

Notícias Relacionadas:
Portugal cita ações para “incluir verdadeiramente” pessoas com deficiência
Unicef lança vídeo para celebrar Jogos Paralímpicos no Brasil

Ban destaca importância do esporte para direitos de pessoas com deficiência 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031