Chefe da ONU expressa apoio à Agência para Refugiados Palestinos, Unrwa

Ouvir /

Secretário-geral disse que está preocupado com as críticas feitas à agência; Unrwa fornece serviços essenciais e de proteção dos direitos de milhões de palestinos no Oriente Médio; entidade atende a meio milhão de meninos e meninas em suas escolas.

Secretário-geral António Guterres. Foto: ONU/Manuel Elias (Arquivo)

Edgard Júnior, da ONU News em Nova Iorque.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse, esta segunda-feira, que está preocupado com as críticas feitas recentemente à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa.

Em comunicado, Guterres citou também uma preocupação com a integridade das operações da Unrwa.

Túneis

Falando a jornalistas na sede da ONU em Nova Iorque, o porta-voz, Farhan Haq disse que Guterres apoia totalmente a agência e seu trabalho em fornecer serviços essenciais e proteger os direitos de milhões de refugiados palestinos em todo o Oriente Médio.

Na semana passada, foram descobertos dois túneis subterrâneos construídos pelo grupo Hamas sob duas escolas da Unrwa, localizadas na Faixa de Gaza.

Haq disse ainda que a Unrwa condenou a existência dos túneis. Ele afirmou que "é inaceitável que alunos e funcionários tenham sido colocados em risco dessa forma".

Segundo o porta-voz, a agência destruiu os dois túneis e quer garantias de que essa violação não volte a se repetir.

Estabilidade

A nota diz que o mandato da Unrwa é determinado pela Assembleia Geral, cujos membros reconheceram a importante contribuição da agência para a paz e a segurança na região.

A Unrwa opera nas linhas de frente de conflitos e fornece serviços de educação para meio milhão de meninos e meninas refugiados, ensinando tolerância e direitos humanos.

Haq declarou que as atividades da agência contribuem para a estabilidade na região.

António Guterres pediu aos Estados-membros que continuem dando apoio para que a Unrwa possa desempenhar seu papel de forma imparcial e eficaz até que uma solução justa e duradoura seja alcançada entre palestinos e israelenses.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE OUTUBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 17 DE OUTUBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2017
S T Q Q S S D
« set    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031