Assembleia Geral da ONU aprova criação de Escritório de Contraterrorismo

Ouvir /

Assembleia Geral adotou resolução nesta quinta-feira sobre o assunto; órgão englobará o Centro de Contraterrorismo da ONU e ajudará os países-membros a combater o problema.

Secretário-geral da ONU, António Guterres. Foto: ONU

Edgard Júnior, da ONU News em Nova Iorque.

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que determina a criação do Escritório de Contraterrorismo da ONU.

O anúncio foi feito, esta quinta-feira, pelo porta-voz do secretário-geral, Stephane Dujarric aos jornalistas na sede da organização, em Nova Iorque.

Prioridades

Segundo Dujarric, António Guterres considera as operações de contraterrorismo e de prevenção ao extremismo violento umas das mais altas prioridades da ONU para lidar com a crescente ameaça à paz e à segurança internacionais.

Guterres espera que essa reforma na estrutura de combate ao terrorismo das Nações Unidas contribua para os esforços da organização em promover prevenção de conflitos, paz sustentável e desenvolvimento.

O chefe da ONU espera também que o Centro de Contraterrorismo em ação já como parte do novo Escritório, tenha um papel central na assistência aos Estados-membros.

Compromisso

O presidente da Assembleia Geral, Peter Thomson, afirmou que os países-membros se reuniram para renovar o compromisso de fortalecer a cooperação internacional para prevenir e combater o terrorismo.

Segundo ele, a decisão de criar o novo Escritório de Contraterrorismo reafirma a posição do órgão de que "qualquer ato de terrorismo é considerado criminoso e injustificável, independentemente de sua motivação".

Thomson disse que o novo órgão vai ajudar na implementação da Estratégia Global de Contraterrorismo da ONU para garantir maior coordenação e coerência por todo o sistema das Nações Unidas.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 6 MIN, 23 DE JUNHO DE 2017
JORNAL DA ONU - 6 MIN, 23 DE JUNHO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

junho 2017
S T Q Q S S D
« mai    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930