Agência lamenta que Coreia do Norte não respeite resoluções da ONU

Ouvir /

Afirmação é do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea; Yukiya Amano disse que "é lamentável que o governo norte-coreano continue sem mostrar qualquer sinal" de que está disposto a cumprir as medidas do Conselho de Segurança sobre o programa nuclear do país.

Yukiya Amano. Foto: Aiea/Dean Calma (arquivo)

Edgard Júnior, da ONU News em Nova Iorque.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, Yukiya Amano, afirmou que está "seriamente preocupado" com o programa nuclear da Coreia do Norte.

Segundo ele, é lamentável que a nação asiática continue sem demonstrar qualquer sinal de que esteja disposta a cumprir as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Sanções

Amano fez o pronunciamento durante reunião entre os membros da diretoria executiva do órgão, esta segunda-feira, em Viena, na Áustria.

No início de junho, os membros do Conselho condenaram veementemente os programas de desenvolvimento de mísseis balísticos e de armas nucleares. Ele decidiram estender as sanções atuais a um grupo ainda maior de indivíduos e entidades.

Amano pediu à Coreia do Norte que cumpra com todas as obrigações das resoluções e que coopere imediatamente para resolver as questões pendentes, incluindo a ausência de inspetores da Aiea no país.

Sobre o Irã, ele disse que a agência está verificando e monitorando a implementação dos compromissos assumidos pelo governo iraniano de acordo com o Plano de Ação Conjunto Integrado, acertado entre negociadores internacionais e Teerã.

Saúde

Yukiya Amano declarou que no campo da cooperação técnica, a Aiea está ajudando em vários setores, como saúde, agricultura e outros aspectos do desenvolvimento sustentável.

O diretor-executivo disse ainda que atualmente existem 449 reatores nucleares em operação em 30 países. A capacidade nuclear mundial atingiu o nível mais alto com 392 gigawatts.

Além disso, 60 outros reatores estão sendo construídos neste momento, a maioria na Ásia.

Notícias relacionadas:

Aiea ajuda a prevenir ébola e outras doenças em África

Aiea acredita que Coreia do Norte está progredindo em seu programa nuclear

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 23 DE OUTUBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 23 DE OUTUBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2017
S T Q Q S S D
« set    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031