Vieira de Mello lembrado em mensagem sobre feriado nacional em Timor-Leste

Ouvir /

Chefe de gabinete do secretário-geral da ONU, Maria Luiza Ribeiro Viotti, destacou papel do brasileiro, morto no Iraque em 2003, como vital para a construção da nação 15 anos atrás; Timor-Leste festeja 15 anos da restauração da independência neste sábado, 20 de maio.

Sérgio Vieira de Mello. Foto: ONU/Evan Schneider (arquivo)

Monica Grayley, da ONU News em Nova Iorque.

A contribuição do ex-funcionário das Nações Unidas, o brasileiro Sergio Vieira de Mello, foi lembrada durante uma mensagem de rádio do secretário-geral aos timorenses sobre o feriado nacional deste 20 de maio.

A mensagem, entregue pela chefe de gabinete de António Guterres, lembra  o papel do brasileiro na restauração da independência do Timor-Leste em 2002.

Comunidade internacional

A embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti está em Díli para representar o secretário-geral na cerimônia. Antes de viajar ao Timor, ela gravou o texto nos estúdios da ONU News em Português.

"Desejo lembrar, por fim, o papel de meu concidadão, Sergio Vieira de Mello, cujo empenho e ação muito contrubuíram para a construção de Timor-Leste e para a sua integração plena à comunidade internacional. Votos de felicidades, êxito e continuação de um bom trabalho a todos os timorenses."

A chefe de gabinete do secretário-geral da ONU, Maria Luiza Ribeiro Viotti, também destacou o papel histórico que António Guterres desempenhou para que o Timor saísse do domínio indonésio e tivesse sua independência restaurada.

Naquela época, Guterres era primeiro-ministro de Portugal.

"É hoje, com imenso prazer e orgulho, que as Nações Unidas olham para Timor-Leste e para as conquistas do povo timorense.

O Secretário-Geral, António Guterres, sente-se muito próximo de Timor-Leste e gostaria de ter podido aqui estar. Enquanto o primeiro-ministro de Portugal teve papel decisivo no desenrolar dos acontecimentos que levaram à restauração da independência. E foi como muita alegria que viu o Timor, em 2002, voltar à vida independente e ao convívio das Nações."

Na cerimônia da comemoração dos 15 anos de restauração da independência, o Timor-Leste também dará posse ao novo presidente do país, Francisco Guterres Lú-Olo.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE SETEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE SETEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930