Representante da ONU alerta para recuos no combate a piratas na Somália

Ouvir /

Conselho de Segurança discutiu segurança, cólera e situação de fome; vice-representante pede apoios para reforçar serviços para  aplicação da lei na costa somali.

Reunião no Conselho de Segurança sobre a Somália. Foto: ONU/Manuel Elias

Eleutério Guevane, da ONU em Nova Iorque.

O representante especial adjunto do secretário-geral da ONU para a Somália disse ao Conselho de Segurança que pode haver retrocessos após avanços no combate aos piratas ao largo da costa somali.

Falando esta quarta-feira, Raisedon Zenenga explicou que apesar de ser prematuro considerar essa opção houve incidentes recentes levados a cabo por piratas. Ele pediu esforços robustos contra a pirataria e  apoio para aumentar os serviços para a aplicação da lei na costa somali.

Lacunas

Na mensagem ao órgão via videoconferência, o responsável falou das ações do Al Shabaab que disse aproveitarem de lacunas na oferta de serviços às populações pelo governo para ganharem terreno.

No mesmo evento, o representante da União Africana na Somália, Francisco Madeira, reiterou que o novo executivo somali deve prosseguir com o diálogo pela paz e as abordagens pela reconciliação.

Madeira disse que as autoridades veem encorajando jovens dos grupos rebeldes a juntar-se às ações para reconstruir a nação. Para ele, a busca coerente da segurança pode garantir uma paz durável à Somália e à região oriental africana.

Confiança

O responsável disse que ações militares, o cumprimento da lei e as operações de inteligência são importantes e necessárias mas que "é preciso continuar a construir uma relação de confiança entre o governo e o povo somalis."

O mandato da Amisom termina este mês, numa altura em que a comunidade internacional quer assegurar que as forças de segurança locais tenham maior capacidade de confrontar os rebeldes.

Os outros temas preocupantes sobre a Somália incluem a cólera e a situação de fome que somente nos últimos seis meses desalojou quase 750 mil pessoas.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 6 MIN, 22 DE JUNHO DE 2017
JORNAL DA ONU - 6 MIN, 22 DE JUNHO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

junho 2017
S T Q Q S S D
« mai    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930